BMW iX M60, versão de 619 cv do SUV elétrico, já tem data para chegar ao Brasil
Preço deve ficar na faixa de R$ 1 milhão e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita no mesmo tempo do X6 M Competition

O BMW iX M60, versão mais extrema do SUV elétrico, está em fase final de homologação para o Brasil e será lançado em julho por aqui. Eleito o Carro Elétrico Premium do Ano 2023 pela Autoesporte, o iX já é vendido em duas versões no país, xDrive40 e xDrive50, com preços que chegam a R$ 860.950. Essa nova opção deve ficar na faixa de R$ 1 milhão.


Mantendo os dois motores elétricos, o iX M60 entrega 619 cv e 103,5 kgfm de torque, portanto, 96 cv e 25,5 kgfm a mais que a versão xDrive50. O 0 a 100 km/h é cumprido em apenas 3,8 segundos, mesmo tempo do X6 M Competition (equipado com um V8 4.0 biturbo de 625 cv), que até então reinava sozinho como o carro com a aceleração mais rápida da BMW no Brasil. 

A velocidade máxima é limitada a 250 km/h para poupar a energia das baterias, que têm capacidade total de 111,5 kWh. Falando nelas, a autonomia não foi revelada, uma vez que o carro ainda está em homologação. Porém, na Europa, o alcance chega a 561 km no padrão WLTP (no Brasil, esse número deve ser menor devido aos novos padrões do Inmetro).


O visual segue à risca a cartilha adotada pela BMW há alguns anos: grade de tamanho avantajado com uma releitura da grade em formato de duplo rim e faróis de LED afilados. Essa grade, assim como nas demais versões à venda no país, traz uma tecnologia capaz de fazer uma reparação quase instantânea de pequenos danos.

Se uma pedrinha acertar a grade frontal na estrada, por exemplo, pode tirar uma pequena parte do poliuretano que reveste a estrutura. Porém, como o material é maleável e tem certa viscosidade, a tendência é que ele se ajuste ao formato original, arrumando a parte danificada. Claro que avarias mais severas não podem ser regeneradas.


As rodas de 22 polegadas com design exclusivo abrigam os freios M Sport com capas de pinças pretas. Na traseira, o M60 traz lanternas igualmente estreitas e o visual é todo geométrico.

A cabine é minimalista com materiais premium, mas as telas de 12,3" do cluster e de 14,9" da central multimídia integradas chamam a atenção. Entre os equipamentos de série, o iX tem faróis a laser, ar-condicionado digital de quatro zonas, sistema de som premium, teto solar panorâmico e chave virtual no celular.


Em relação à segurança, o SUV é equipado com vários auxílios autônomos para o motorista, como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa com correção e câmera com visão 360°.

O M60 também vem de série com dois carregadores, um Flex Charger portátil de até 11 kW e um BMW Wallbox de até 22 kW. Os carregadores do tipo 2 são compatível com todos os carros da marca alemã e com a maioria dos modelos à venda no Brasil.